brinquedoteca escolar é um espaço que vem ganhando a cada dia mais popularidade. Muitas pessoas pensam que ela representa apenas uma regalia ou passatempo.

Porém, a presença desse tipo de local exclusivo para crianças pode ser de grande importância para o desenvolvimento dos pequeninos, tanto para a socialização quanto para que as crianças ganhem independência.

brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de socialização infantil, onde a principal característica é a imaginação e as diversas formas de significar a vida.

Através das brincadeiras as crianças expressam suas formas de entender a realidade, possibilitando que os adultos saibam quais são seus interesses e, com isso, é possível desenvolver melhor as suas aptidões.

Sendo assim, a brinquedoteca escolar assume um papel de grande importância na vida das crianças, pois é um espaço onde elas passarão boa parte de seu tempo e onde irão vivenciar várias situações do seu cotidiano, criando sua própria personalidade, ética e valores diante das outras crianças.

A origem da brinquedoteca

A brinquedoteca infantil é um espaço que reúne brinquedos, jogos, gibis e livros e podem ser utilizados por qualquer criança e até por adultos.

primeira brinquedoteca do mundo surgiu em Los Angeles, em 1934. Na época, o objetivo era resolver um problema de uma loja de brinquedos, que sofria com furtos.

Os furtos eram feitos por crianças de escolas públicas da região, então, a solução encontrada foi criar um serviço de empréstimo de brinquedos para toda a comunidade. A ação deu tão certo que, na década de 60, a moda das brinquedotecas se espalhou pela Europa.

A primeira “Ludoteca” foi aberta na Suécia, em 1963. Já na Inglaterra, surgiram as “Bibliotecas de Brinquedos”, em 1967, e, no Brasil, a ideia foi trazida primeiro pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que implantou, em 1973, a primeira Ludoteca que trabalhava com um sistema de empréstimo de brinquedos e materiais pedagógicos.

Outras atividades foram inseridas em 1981 com objetivo de proporcionar mais aprendizagem com a socialização.

Hoje em dia existem brinquedotecas espalhadas por vários lugares. A brinquedoteca infantil surgiu como espaços educacionais. Contudo, esse tipo de espaço acabou sendo levado para centros médicos e de reabilitação, até chegar aos espaços residenciais, tornando-se pontos de encontro das crianças do bairro, da vizinhança ou dos condomínios que dispõem dessa vizinhança.

A função de uma brinquedoteca Escolar

A brinquedoteca infantil tem como objetivo possibilitar a evolução mental, social, psicológica e física das crianças por meio lúdico. Nesses espaços são desenvolvidos jogos e brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e a coordenação motora das crianças.

criação da brinquedoteca escolar pode ser considerada um marco histórico no desenvolvimento das crianças, que resultou em uma conquista muito especial da sociedade comum todo. Pois, nesses espaços, as crianças podem desenvolver as suas habilidades de forma mais prazerosa.

Atualmente existem diversos tipos de bibliotecas infantis, que variam de acordo com a necessidade de cada local.

Nas creches e escolas, os profissionais da educação utilizam esses espaços com objetivos pedagógicos para proporcionar a integração entre as crianças, aperfeiçoando assim o raciocínio lógico e a coordenação motora de forma mais descontraída do que ocorre em sala de aula.

Para as crianças com problemas de saúde que passam muito tempo internadas em hospitais, as brinquedotecas instaladas nesses locais podem proporcionar uma oportunidade de elas não perderem sua infância durante o período de tratamento.

É importante interagir e continuar aprendendo, por isso, manter uma brinquedoteca infantil bem instalada em hospitais que cuidam de crianças são essenciais para o seu desenvolvimento.

A importância de brincar

Muitas pessoas acreditam que as brincadeiras estão relacionadas apenas ao pré-escolar, mas elas devem se estender e ter continuidade no ensino fundamental, adequando as atividades a faixa etária das crianças.

O lúdico deve ser considerado como uma característica favorável e indispensável à necessidade de desenvolvimento do ser humano, facilitando com que os professores conheçam e observem as potencialidades e limitações das crianças.

Conhecendo todas essas características das crianças, os profissionais da educação podem trabalhar com mais foco nas potencialidades das crianças, desenvolvendo assim o melhor de cada uma delas.

Tudo que uma criança passa durante a infância reverbera durante sua vida adulta, por isso, é tão importante manter os pequenos em ambientes calmos e propícios ao aprendizado.

Uma brinquedoteca escolar é um espaço muito importante para o desenvolvimento das pessoas desde a infância até a vida adulta.